Baby busto de costura DIY

Eu fiz este mini busto de costura porque queria aprender a fazer roupinhas de bebê mas não tinha um bebezinho por perto para experimentar as roupinhas.

Comecei pesquisando muito, aprendi várias técnicas independentes para se fazer um busto de costura e o projeto que mais se aproximou do que eu queria foi os de busto de costura em escala.

Um bom busto de costura é extremamente útil em qualquer atelier, serve para auxiliar na montagem de looks, para tirar medidas, experimentar ou exibir peças e ainda para montar peças sobre ele em técnicas como a moulage. Cada um faz (ou compra) de acordo com as suas necessidades, e a minha necessidade exigia um busto de costura com as proporções de um bebê.

Não tenho fotos do processo mas vou explicar passo a passo como eu fiz o busto de costura tamanho bebê:

Material utilizado:

  • Meio metro de malha cor natural
  • Enchimento para almofada (fibra de silicone)
  • Cola quente
  • Cilindro de cartucho de toner (pode ser substituído por materiais como pedaço de cano, cabo de vassoura, etc.)
  • Paflon de pvc (base para lâmpada de teto)
  • Papelão (tem que ser forte, no meu caso usei duas camadas de um papelão resistente na base do corpinho e no topo do pescoço.

Passo 1: Modelagem.

Usei uma tabela de medidas infantis para tomar as medidas de um recém nascido. Com as técnicas de modelagem infantis eu não conseguiria um manequim realista, por isso eu precisei dobrar as medidas do tamanho que eu escolhi, fazer a modelagem como se fosse um tamanho adulto e depois imprimi em escala de 50% conseguindo enfim o molde em tamanho real no tamanho de bebezinho.

Passo 2: Montagem.

Recortei o molde e costurei frente, costas e a base do pescoço à máquina. Algumas blogueiras recomendam fazer uma camada de feltro que vai ficar por dentro do tecido definitivo, eu não fiz assim mas reconheço que a camada de feltro daria mais consistência ao corpinho montado. Neste momento eu acentuei um pouco a cintura para criar uma estética melhor do manequim, de fato na modelagem não havia esta afinação, mas eu achei interessante e como não afetaria a utilidade do projeto final prossegui desta forma.

Para fazer o topo do pescoço, cavas e base eu cortei um pedaço de papelão que ficaria por dentro e encapei cada parte com tecido como se fosse um fuxico., com pontos de um lado a outro na parte que ficaria para dentro.  Essas partes devem ser costuradas à mão no corpinho somente após o enchimento.  A base do corpinho encapada deve ter o furo no meio para passar pelo cilindro.

Passo 3: Enchimento.

Para enchimento usei fibra de silicone comum. Este foi um processo de tentativa e erro, após preencher eu tive que esvazar porque não conseguia introduzir a estrutura da base.

Passo 4: Preparação da base.

Eu usei um cilindro descartado de cartucho impressora a laser, as lojas que fazem recarga de cartuchos de toner costumam jogar isso fora.  Eu usei um paflon de pvc para fazer o pé, coloquei o cilindro dentro do bocal da lâmpada e preenchi as laterais com cola quente e ficou bastante firme. também preenchi a parte interna com cola quente para criar um peso extra e ajudar a estabilizar o manequim.

Eu passei a base de papelão encapada pelo cilindro e deixei solto na base, a parte do cilindro que ficaria por dentro do manequim eu precisei colar parte do enchimento com cola quente, a partir daí eu voltei a preencher o corpinho com a fibra de silicone.

Passo 5: Finalização.

Costurei à mão primeiramente as cavas, depois o topo do pescoço, neste momento aproveitei para acrescentar mais enchimento ao pescoço pois achei necessário. Por último costurei a base inferior  com pontos invisíveis.

Foi um processo bem demorado e eu cometi muitos erros até conseguir um resultado aceitável. Inclusive ao terminar logo percebi que as costuras não ficaram tão invisíveis quanto deveriam e algumas alterações futuras seriam necessárias. Mas enfim meu manequim cumpriu seu propósito de existência, veja como ficaram lindas as fotos da fantasia de Chapeuzinho Vermelho que eu fiz para o Elo7 usando este manequim:

51

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

img_20160909_200829702

Deixe uma resposta